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InícioCursos PresenciaisBelo HorizonteTerapia do Esquema na Prática Clínica: Estratégias para Avaliação e Intervenção

Terapia do Esquema na Prática Clínica: Estratégias para Avaliação e Intervenção

CURSO PRESENCIAL - BELO HORIZONTE

 

 

 

A Terapia do Esquema (TE) é uma expansão da Terapia Cognitivo Comportamental. Jeffrey Young, em 1990, observou na prática clínica que pacientes com transtorno de personalidade relatavam entender suas questões sob o ponto de vista racional, mas que esse entendimento não os afetava emocionalmente, e dessa forma não gerava mudança ou melhora do quadro clínico. Sua nova abordagem é uma integração pioneira de técnicas cognitivas e comportamentais comprovadas com outras teorias amplamente praticadas como a Teoria do Apego e a Terapia Focada nas Emoções. O modelo teórico da TE dá mais ênfase ao relacionamento terapêutico, à experiência afetiva e às experiências precoces na formação de crenças. A TE trouxe grandes contribuições para o entendimento da origem e desenvolvimento da personalidade, e por isso, tem sido, também, muito utilizada para o tratamento de pacientes com quadros de depressão e ansiedade, apresentando resultados eficazes, uma vez que são transtornos tão presentes e recorrentes na clínica atualmente. 


1.    Conceitos fundamentais
- Esquemas, EIDs (esquemas iniciais desadaptativos)
- Domínios Esquemáticos (tarefas evolutivas), origens dos EIDs e desenvolvimento da personalidade
    - Temperamento emocional
    - Necessidades  emocionais básicas
    - Experiências infantis e famílias de origem
- Processos esquemáticos
    - Resignação
    - Evitação
    - Hipercompensação
- Modos esquemáticos
    - Modos criança
    - Modos pais desadaptativos internalizados
    - Modos de enfrentamento desadaptativos
    - Modo adulto saudável

2.    Neurobiologia das emoções, estresse precoce e desenvolvimento de esquemas

3.    Teoria do Apego
- Apego Seguro
- Apego Inseguro
- Apego Evitativo
- Apego Desorganizado

4.    Relação Terapêutica

- Reparação Parental Limitada
- Confrontação Empática

5.    Fase de Avaliação/ Identificação dos EIDs e conceituação de caso (estratégias cognitivas e vivenciais)
- Entrevista inicial
- Psicoeducação
- Estratégias cognitivas
     - Análise situacional e automonitoramento
     - História de vida
     - Inventários de esquemas
- Estratégias vivenciais
    - Imagem mental: Lugar Seguro
    - Imagem mental: Passado – Presente
- Relação terapêutica
- Conceituação de caso

6.    Fase de Intervenção/ Mudança (estratégias cognitivas, vivenciais e comportamentais)
- Estratégias cognitivas
    - Teste da validade do esquema
    - Evidências que sustentam o esquema
    - Vantagens e desvantagens dos estilos de enfrentamento
    - Diário de esquema
- Estratégias vivenciais
    - Imagens mentais
       - Diálogos
       - Reparação parental
       - Memórias traumáticas
       - Rompimento de padrões
    - Cadeira transformacional
    - Carta aos pais
-  Estratégias comportamentais  
    - Cartões lembrete/ de enfrentamento
    - Treinamento de relaxamento
    - Treinamento de assertividade
    - Regulação emocional
    - Exposição gradual
    - Rompendo padrões (definir comportamento problema, vantagens e desvantagens, role play, cartão lembrete, tarefa de casa)

7.    Conceitualização de caso

 

Instrutores:

Carolina Cota Almeida
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG) e Terapeuta do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva). Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional, ministrado pelo professor Scott Kellogg (Wainer Psicologia Cognitiva). Capacitação em Transtornos Alimentares e Treinamento de Habilidades Sociais promovidos pelo IPq-HCFMUSP. Cursos de extensão em Dependência Química – Terapia Cognitivo Comportamental e TCC para Transtornos Alimentares e Obesidade promovidos pela Wainer Psicologia Cognitiva. Especialista em Gestão de Pessoas (FDC). Graduada em Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de psicoterapia individual para adultos e grupos com a TCC e TE para pacientes com transtornos alimentares, dependência química, dependência tecnológica, transtornos de ansiedade, depressão, esporte e pessoas que tem o objetivo de emagrecimento e autoconhecimento.


Nelma Eloisa de Santa Helena Moura
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG); Formação em Terapia do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de Proficiência em Supervisão Clínica em TCC ( InTCC); Certificação em Terapia Focada nas Emoções – Nível I (TFE Brasil); Capacitação em Transtornos Alimentares (IPq-HCFMUSP). Graduação em Filosofia e Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, Supervisão Clínica, Coordenação de Grupos de Estudos e Grupos Terapêuticos. Trabalho desenvolvido em TCC Tradicional e Terapia do Esquema com foco em estratégias funcionais para Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Emagrecimento e Vida Qualificada.


 

Ao final do curso o profissional terá desenvolvido uma postura terapêutica mais empática e autêntica com o seu paciente. O terapeuta irá adquirir habilidades para conseguir uma maior conexão com o seu paciente e consequentemente aprenderá a valer-se da relação terapêutica como instrumento de mudança.

Todos os cursos presenciais de capacitação profissional ministrados pelo Ciclo CEAP necessitam de quórum mínimo de alunos para a sua realização. Enviaremos o e-mail de confirmação uma semana antes do início do curso. Caso precise desta confirmação com mais antecedência entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Em caso de cancelamento pelo Ciclo CEAP o valor pago pelo curso será integralmente devolvido ao aluno.

 

CURSO PRESENCIAL - BELO HORIZONTE

A Terapia do Esquema (TE) é uma expansão da Terapia Cognitivo Comportamental. Jeffrey Young, em 1990, observou na prática clínica que pacientes com transtorno de personalidade relatavam entender suas questões sob o ponto de vista racional, mas que esse entendimento não os afetava emocionalmente, e dessa forma não gerava mudança ou melhora do quadro clínico. Sua nova abordagem é uma integração pioneira de técnicas cognitivas e comportamentais comprovadas com outras teorias amplamente praticadas como a Teoria do Apego e a Terapia Focada nas Emoções. O modelo teórico da TE dá mais ênfase ao relacionamento terapêutico, à experiência afetiva e às experiências precoces na formação de crenças. A TE trouxe grandes contribuições para o entendimento da origem e desenvolvimento da personalidade, e por isso, tem sido, também, muito utilizada para o tratamento de pacientes com quadros de depressão e ansiedade, apresentando resultados eficazes, uma vez que são transtornos tão presentes e recorrentes na clínica atualmente. 


1.    Conceitos fundamentais
- Esquemas, EIDs (esquemas iniciais desadaptativos)
- Domínios Esquemáticos (tarefas evolutivas), origens dos EIDs e desenvolvimento da personalidade
    - Temperamento emocional
    - Necessidades  emocionais básicas
    - Experiências infantis e famílias de origem
- Processos esquemáticos
    - Resignação
    - Evitação
    - Hipercompensação
- Modos esquemáticos
    - Modos criança
    - Modos pais desadaptativos internalizados
    - Modos de enfrentamento desadaptativos
    - Modo adulto saudável

2.    Neurobiologia das emoções, estresse precoce e desenvolvimento de esquemas

3.    Teoria do Apego
- Apego Seguro
- Apego Inseguro
- Apego Evitativo
- Apego Desorganizado

4.    Relação Terapêutica

- Reparação Parental Limitada
- Confrontação Empática

5.    Fase de Avaliação/ Identificação dos EIDs e conceituação de caso (estratégias cognitivas e vivenciais)
- Entrevista inicial
- Psicoeducação
- Estratégias cognitivas
     - Análise situacional e automonitoramento
     - História de vida
     - Inventários de esquemas
- Estratégias vivenciais
    - Imagem mental: Lugar Seguro
    - Imagem mental: Passado – Presente
- Relação terapêutica
- Conceituação de caso

6.    Fase de Intervenção/ Mudança (estratégias cognitivas, vivenciais e comportamentais)
- Estratégias cognitivas
    - Teste da validade do esquema
    - Evidências que sustentam o esquema
    - Vantagens e desvantagens dos estilos de enfrentamento
    - Diário de esquema
- Estratégias vivenciais
    - Imagens mentais
       - Diálogos
       - Reparação parental
       - Memórias traumáticas
       - Rompimento de padrões
    - Cadeira transformacional
    - Carta aos pais
-  Estratégias comportamentais  
    - Cartões lembrete/ de enfrentamento
    - Treinamento de relaxamento
    - Treinamento de assertividade
    - Regulação emocional
    - Exposição gradual
    - Rompendo padrões (definir comportamento problema, vantagens e desvantagens, role play, cartão lembrete, tarefa de casa)

7.    Conceitualização de caso

 

Instrutores:

Carolina Cota Almeida
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG) e Terapeuta do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva). Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional, ministrado pelo professor Scott Kellogg (Wainer Psicologia Cognitiva). Capacitação em Transtornos Alimentares e Treinamento de Habilidades Sociais promovidos pelo IPq-HCFMUSP. Cursos de extensão em Dependência Química – Terapia Cognitivo Comportamental e TCC para Transtornos Alimentares e Obesidade promovidos pela Wainer Psicologia Cognitiva. Especialista em Gestão de Pessoas (FDC). Graduada em Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de psicoterapia individual para adultos e grupos com a TCC e TE para pacientes com transtornos alimentares, dependência química, dependência tecnológica, transtornos de ansiedade, depressão, esporte e pessoas que tem o objetivo de emagrecimento e autoconhecimento.


Nelma Eloisa de Santa Helena Moura
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (PUC-MG); Formação em Terapia do Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de extensão – Treinamento: Trabalho com a Cadeira Transformacional (Wainer Psicologia Cognitiva); Curso de Proficiência em Supervisão Clínica em TCC ( InTCC); Certificação em Terapia Focada nas Emoções – Nível I (TFE Brasil); Capacitação em Transtornos Alimentares (IPq-HCFMUSP). Graduação em Filosofia e Psicologia (PUC-MG). Atua nas áreas de Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, Supervisão Clínica, Coordenação de Grupos de Estudos e Grupos Terapêuticos. Trabalho desenvolvido em TCC Tradicional e Terapia do Esquema com foco em estratégias funcionais para Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Emagrecimento e Vida Qualificada.


 

Ao final do curso o profissional terá desenvolvido uma postura terapêutica mais empática e autêntica com o seu paciente. O terapeuta irá adquirir habilidades para conseguir uma maior conexão com o seu paciente e consequentemente aprenderá a valer-se da relação terapêutica como instrumento de mudança.

Todos os cursos presenciais de capacitação profissional ministrados pelo Ciclo CEAP necessitam de quórum mínimo de alunos para a sua realização. Enviaremos o e-mail de confirmação uma semana antes do início do curso. Caso precise desta confirmação com mais antecedência entre em contato conosco por e-mail ou telefone. Em caso de cancelamento pelo Ciclo CEAP o valor pago pelo curso será integralmente devolvido ao aluno.

 

 

 

SOBRE PREÇOS

Há inúmeras vantagens para ex-alunos do Ciclo CEAP, alunos de graduação e matrículas em grupo. Confira a nossa Política de Descontos.

Desconto de R$400
ATÉ   21/02/2020
Em até     10 x R$ 149,00
Total     R$ 1.490,00
Desconto de R$200
ATÉ 05/03/2020
Em até     10 x R$ 169,00
Total     R$ 1.690,00
Últimos dias p/ inscrição
APÓS   05/03/2020
Em até     10 x R$ 189,00
Total     R$ 1.890,00

FORMAS DE PAGAMENTO

- Cartões de Crédito  
- Depósito ou Transferência bancária.
- Pagamentos à vista concedemos 5% de desconto.

Matricule-se até 21/02
e economize R$ 400,00

MATRICULAR

 

Informações do Curso

 

Data do Curso:
11/03/2020 a 14/03/2020 08:00 às 18:00

Presencial
40 horas/aula
Com Certificado
Psicólogos e estudantes de Psicologia
Belo Horizonte
Sede Ciclo CEAP - Av. do Contorno, 4852, 9° andar, Funcionários | Belo Horizonte (MG) - Cep.:30.110-032
Desconto de R$400 até o dia 21/02/2020
Matricule-se agora, economize
R$400,00
e parcele em até 10x
Total R$ 1.890,00
10x de R$ 149,00

Por R$ 1.490,00

Formas de Pagamento

Data do Curso:
11/03/2020 a 14/03/2020 08:00 às 18:00

Presencial
40 horas/aula
Com Certificado
Psicólogos e estudantes de Psicologia
Belo Horizonte
Sede Ciclo CEAP - Av. do Contorno, 4852, 9° andar, Funcionários | Belo Horizonte (MG) - Cep.:30.110-032

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